Plano Operacional das Ações de Controle
O Plano Operacional das Ações de Controle (POAC) é um instrumento gerencial, direcionador das ações de controle planejadas para o período de um ano, pautado nas diretrizes estratégicas da Controladoria-Geral do Estado (CGE). Nele são incluídas as auditorias e inspeções periódicas, baseada em consulta a stakeholders, materialidade, relevância, criticidade, efetividade e agregação de valor à gestão, inclusive para a inclusão das ações de controle, originalmente não programadas.
No POAC estão consolidados os levantamentos de informações, critérios de hierarquização das ações de controle, processos críticos, dimensionamento da força de trabalho e horas de trabalho disponíveis, bem como a definição do tipo de planejamento a ser utilizado, em consonância com as diretrizes da área de controle interno da CGE.
O POAC é executado pela Subcontroladoria de Controle Interno e Correição da CGE, que conta com duas áreas distintas: Superintendência de Auditoria e Superintendência de Inspeção.
POAC 2022
O POAC 2022 foi construído em quatro etapas:
-
Análise estratégica - consulta das necessidades e preocupações dos stakeholders:
-
Consulta pública à sociedade;
-
Consulta às demandas mais recorrentes junto à Ouvidoria;
-
Consulta aos órgãos e entidades.
-
-
Hierarquização e categorização: priorização das ações de controle pelos critérios de materialidade, criticidade e relevância.
-
Elaboração: descrição do Plano com base no conjunto de elementos relevantes consultados e consolidados nas etapas anteriores.
-
Discussão, aprovação e publicação: deliberação do Comitê Superior de Controle Interno e publicação.
O POAC 2022 integra as ações legalmente formalizadas a um Órgão Central do Sistema de Controle Interno, com a proatividade do controle prévio e a interação com os demais órgãos. Uma inovação desse ano foi a realização de uma consulta pública sobre quais áreas a população queria ver fiscalizadas.
O levantamento, análise dos dados e relatório da consulta pública foi realizado pela professora Jéssica Traguetto, da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (Face/UFG) e entregue à CGE para inserção no Plano.
O POAC propõe melhorar a atuação preventiva dos órgãos e entidades e aperfeiçoar os gastos públicos, avaliando a qualidade e a gestão dos serviços prestados. Assim, a CGE contribui para evitar o desperdício do dinheiro público e combater a corrupção de agentes públicos e privados para levar mais serviços e infraestrutura aos cidadãos goianos.
PLANO OPERACIONAL DAS AÇÕES DE CONTROLE – POAC
ANEXO I PLANO DE MONITORAMENTO TOTAL
ANEXO II PLANO OPERACIONAL - GERÊNCIA DE AUDITORIA DE MONITORAMENTO
ANEXO III PLANO OPERACIONAL - GERÊNCIA DE AUDITORIA EM COMPLIANCE
ANEXO IV PLANO OPERACIONAL - GÊRENCIA DE AUDITORIA DE PROGRAMAS DE GOVERNO 2022
ANEXO V PLANO OPERACIONAL - AÇÕES DE CONTROLE DE AUDITORIA DE INSPEÇÃO PREVENTIVA E FISCALIZAÇÃO
ANEXO VI PLANO OPERACIONAL - GERENCIA DE INSPEÇÃO DE CONTAS
ANEXO VII PLANO OPERACIONAL - GRUPO ESPECIAL DE AUDITORIA E INSPEÇÃO DE CONTRATOS
ANOS ANTERIORES
Seguem abaixo os Planos Operacionais de Ações de Controle (POAC) relativos a 2021 e 2020.
PLANO OPERACIONAL DAS AÇÕES DE CONTROLE – POAC (vigente até 26/8/2021), (vigente após 26/8/2021)
ANEXO I PROJETO MONITORAMENTO TOTAL
ANEXO II PLANO OPERACIONAL - GERÊNCIA DE AUDITORIA DE MONITORAMENTO
ANEXO III PLANO OPERACIONAL - AUDITORIA DO GERENCIAMENTO DE RISCOS (vigente até 26/8/2021), (vigente após 26/8/2021)
ANEXO IV PLANO OPERACIONAL - GERÊNCIA DE AUDITORIA DE PROGRAMAS DO GOVERNO
ANEXO V PLANO OPERACIONAL - GERÊNCIA DE INSPEÇÃO PREVENTIVA E FISCALIZAÇÃO (vigente até 26/8/2021), (vigente após 26/8/2021)
ANEXO VI PLANO OPERACIONAL - GERÊNCIA DE INSPEÇÃO DE CONTAS
ANEXO VII PLANO OPERACIONAL - GERÊNCIA DE INSPEÇÃO DE PESSOAL (vigente até 26/8/2021), (Após 26/8/2021 esse anexo foi incorporado ao Anexo V)
ANEXO VIII PLANO OPERACIONAL - GRUPO ESPECIAL DE AUDITORIA E INSPEÇÃO DE CONTRATOS (vigente até 26/8/2021), (vigente após 26/8/2021)
PLANO OPERACIONAL DAS AÇÕES DE CONTROLE - POAC
ANEXO I PROJETO MONITORAMENTO TOTAL
ANEXO II PLANO OPERACIONAL - GERÊNCIA DE AUDITORIA DE MONITORAMENTO
ANEXO III PLANO OPERACIONAL - GERÊNCIA DE AUDITORIA DE COMPLIANCE
ANEXO IV PLANO OPERACIONAL - GERÊNCIA DE AUDITORIA DE PROGRAMAS DO GOVERNO
ANEXO V PLANO OPERACIONAL - GERÊNCIA DE INSPEÇÃO PREVENTIVA E FISCALIZAÇÃO
ANEXO VI PLANO OPERACIONAL - GERÊNCIA DE INSPEÇÃO DE CONTAS
ANEXO VII PLANO OPERACIONAL - GERÊNCIA DE INSPEÇÃO DE PESSOAL