Controladoria apresenta PCM ao município de Pirenópolis

Reunião da Superintendência de Governo Aberto com controlador interno da prefeitura de Pirenópolis apresentou bases e resultados do Programa de Compliance Público Municipal do Estado de Goiás (PCM) a gestor do município

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), por meio da Superintendência de Governo Aberto e da Gerência de Disseminação de Dados Públicos, participou de reunião nesta segunda-feira, 9/1, com o controlador interno da prefeitura de Pirenópolis, Aguinaldo Jesus de Sá.

Segundo a gerente, Gabriella Pio, a reunião foi solicitada pelo município, que planeja participar da edição 2023 do Programa de Compliance Público Municipal do Estado de Goiás (PCM), coordenado pela CGE-GO. O superintendente, Bruno Rolim, esclareceu o controlador quanto aos eixos temáticos do PCM (gestão de riscos, ética e transparência/ouvidoria), apresentando os resultados da edição piloto do Programa, realizada em 2022, que reuniu 14 municípios (clique aqui para acessar o documento apresentado).

“Este ano o PCM será estendido para mais municípios, novamente divididos em categorias, de acordo com o número de habitantes. Assim como no ano passado, teremos também o ranking, com as devidas premiações e destaques”, pontuou Gabriella Pio.

Saiba mais
O Programa de Compliance Público Municipal do estado de Goiás objetiva estabelecer um conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos, fomentando a ética, o governo aberto e a gestão de riscos.

Com 21 ações que contemplam os eixos ética, gestão de riscos, governo aberto e participação cidadã, o PCM é fruto de uma parceria entre a Controladoria-Geral do Estado de Goiás, o Tribunal de Contas dos Municípios, a Federação Goiana de Municípios e a Goiás Fomento, para auxiliar os municípios goianos a adotarem boas práticas de gestão pública.

Qualquer um dos 246 municípios goianos pode participar, sendo que a adesão é facultativa. Quando forem abertas as inscrições, basta que o responsável acesse o formulário na aba “inscrições”, forneça os dados solicitados do seu município e responda algumas perguntas simples contidas no próprio documento.

:: Para mais informações, acesse aqui a página do PCM.

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás