CGE Goiás recebe certificação internacional durante seminário sobre controle interno

Governador Ronaldo Caiado participará nesta quinta-feira de evento que confirma a certificação da Controladoria-Geral do Estado de Goiás como segundo órgão a alcançar o nível 2 do IA-CM, ferramenta global recomendada pelo Banco Mundial e pelo Conselho Nacional de Controle Interno. Encontro discutirá os impactos e resultados da auditoria interna no combate à corrupção e no avanço da gestão pública

O governo de Goiás realiza nesta quinta-feira (17/11), das 8 horas às 17 horas, no auditório do Tribunal de Justiça de Goiás, o seminário "Auditoria Interna & IA-CM: Fortalecimento da Gestão Pública". O objetivo do evento é confirmar a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) como segunda controladoria brasileira a alcançar o Nível 2 do Modelo de Capacidade de Controle Interno (IA-CM na sigla em inglês), certificado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e pelo Banco Mundial (Bird).

Às 14h30, será realizado o momento solene do seminário, com participação do governador Ronaldo Caiado, do gerente do Banco Mundial para a América Latina e Caribe, Joseph Kizito, e do presidente do Conaci, Rodrigo Fontenelle, além de dirigentes do TJ-GO, TCE-GO, TCM-GO, MP-GO e profissionais renomados da área de controle no setor público. As apresentações técnicas do evento discutirão os impactos e resultados da auditoria interna para o avanço da administração pública.

IA-CM

O IA-CM para o setor público, desenvolvido pelo Instituto Internacional dos Auditores Internos (IIA) com apoio do Banco Mundial, é uma ferramenta global que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva. A partir de parceria realizada entre o Banco Mundial e o Conaci, o IA-CM é atualmente a ferramenta estratégica recomendada aos órgãos de controle interno brasileiros, com o objetivo de fortalecer a atividade de auditoria governamental. No Brasil, somente a CGE Goiás e a Controladoria do Distrito Federal alcançaram o nível 2 do IA-CM.

Segundo o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, desde 2019 o IA-CM passou a balizar as ações de auditoria na CGE Goiás, institucionalizada nos órgãos estaduais por meio do Programa de Compliance Público de Goiás. “Para nós, esse respaldo do Conaci é importante para mostrar que o trabalho duro desenvolvido nesses três anos surtiu efeito e tem melhorado a gestão do Estado”.

As inscrições estão abertas no site www.controladoria.go.gov.br e o evento terá também transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal @cgegoias. As palestras contarão com temas relevantes para a atuação da auditoria, com apresentações de auditores da CGU, STJ, CGE-GO, CGE-PB, entre outros.

 

SERVIÇO:

Seminário: "Auditoria Interna & IA-CM: Fortalecimento da Gestão Pública".

Local: Auditório do TJ-GO – Av. Assis Chateaubriand nº 195, Setor Oeste

Data: 17/11/2022 (quinta-feira)

Horário: 8h às 17h30 – às 14h30, participação do governador de Goiás, dirigente do Banco Mundial e do presidente do Conselho Nacional de Controle Interno

 

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás