CGE comemora 1º lugar no Ranking do PCP

Os servidores da CGE participaram, nesta terça-feira (01/11), no auditório Mauro Borges, da apresentação dos resultados da Controladoria na edição 2022 do Ranking do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP). Este ano, a CGE atingiu 91,38 % dos quesitos avaliados pelo ranking tornando-se a primeira colocada, embora seja considerada “fora de competição” por ser a organizadora. Em 2019, 21 órgãos participaram. Este ano 45 pastas foram avaliadas.

O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, lembrou que o ranking não foi criado para favorecer a CGE, mas para que ela fosse avaliada como os outros órgãos são medidos. “Esse momento é de informar, celebrar e agradecer por esse resultado. No ano passado, a CGE ficou em 13º, mas esse ano somos exemplo a ser seguido”, garantiu.

O gerente de Auditoria em Compliance, Adriano de Castro abriu a exposição dos coordenadores das áreas do PCP explicando o contexto do Programa de Compliance e resultados gerais na CGE e no Estado. Os superintendentes apresentaram as ações e resultados de suas áreas para atender os quatro eixos do PCP: ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos.

Segundo Adriano, desde o lançamento do PCP em 2019, pelo governador Ronaldo Caiado, foram realizadas mais de 7 mil capacitações de servidores nos eixos do programa. O que permitiu a internalização do Código de Ética entre os servidores. É possível avaliar a melhora da transparência dos órgãos e entidades, além de uma economia de 1,6 bilhão segundo informações dos proprietários dos riscos.