CGE Goiás apresenta o Programa de Compliance Público para secretários e gestores do Tocantins

Servidores goianos farão a capacitação em curso para membros do Conselho de Governança Pública do Estado do Tocantins e do Comitê de Governança, Integridade e Risco da CGE-TO

 

O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), realiza nos dias 11 a 13 de maio o curso “Programa de Integridade e Gestão de Risco: práticas e experiências da CGE Goiás”. A capacitação ocorre no auditório da CGE-TO, voltada aos membros do Comitê de Governança, Integridade e Risco (CGIR) da Controladoria, e aos membros do Conselho de Governança Pública do Estado (CGov-TO), composto pelos titulares da Casa Civil; Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO); Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); e das secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz); do Planejamento e Orçamento (Seplan); e da Administração (Secad).

O objetivo é capacitar os gestores e servidores tocantinenses nos modelos, práticas e experiências do Governo de Goiás na implantação e no sucesso do Programa de Compliance Público do Poder Executivo (PCP), o maior programa de integridade executado entre os estados brasileiros. O curso terá como instrutores o gerente de Compliance da CGE-GO, Adriano Abreu de Castro; o assessor de Harmonização e Gestão Estratégica da CGE-GO, Antônio Fábio Jubé Ribeiro; e a consultora da CGE e assessora de Controle Interno da Secretaria da Saúde de Goiás, Alessandra Scartezini.

De acordo com o secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, as orientações do treinamento com a CGE Goiás trarão o aporte necessário para o desempenho da Controladoria nessa área. “O decreto do governador Wanderlei Barbosa determina que é competência da CGE Tocantins a coordenação dos processos de gestão de risco em âmbito estadual e da implantação dos programas de integridade. Estamos certos de que a experiência de Goiás nesse campo fortalecerá a política de governança no Tocantins”, enfatizou.

Para o controlador-geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller, a partir da implantação do Programa de Compliance Público pelo governador Ronaldo Caiado no segundo mês de seu governo, a gestão administrativa e financeira de Goiás apresentou saltos de excelência. “Os resultados alcançados nesses três anos em todos os órgãos e entidades do Poder Executivo referendam o sucesso dessa iniciativa, que já serve de modelo para outros estados”, afirma.

Texto: Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), com informações de Gabriela Glória/Governo do Tocantins