CGE indica ações da sociedade voltadas à transparência pública

Cabe à Controladoria-Geral do Estado coordenar o trabalho de transparência, pedido de acesso à informação e de ouvidoria entre os órgãos do governo de Goiás e destes com a sociedade. Ampliar o controle social e firmar o conceito de governo aberto estão entre as ações diárias da CGE. E a Controladoria enaltece iniciativas da sociedade voltadas à transparência, afinal ninguém melhor para propagar a transparência pública e a Lei de Acesso à Informação (LAI) do que a própria sociedade. Seguem duas iniciativas que são indicadas pela CGE Goiás pelo bom trabalho voltado à transparência.

Já imaginou ter em um único ambiente web tudo que é postado sobre transparência pública e Lei de Acesso à Informação (LAI)? Essa é a ideia da jornalista Jamile Santana, 33 anos, do curso Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling, do Insper. No site (https://meusite-jamile.herokuapp.com/raspador_noticias), é possível ver o título da matéria, data de publicação, link do conteúdo e veículo publicado.

O sistema coleta automaticamente reportagens sobre a LAI e sobre transparência pública de veículos inscritos no Google News e cria uma planilha em tempo real. Sob orientação dos professores Álvaro Justin e Eduardo Cuducos, Jamile idealizou essa ferramenta porque tambem é ativista na área de transparência. “Seria legal ter um lugar que fizesse um clipping automático sobre o tema”, afirmou.

O gestor de Finanças e Controle da Controladoria-Geral do Estado de Goiás, Tiago Borges, encontrou o site e gostou da ideia. Para ele, "o interessante desta ferramenta automatizada é que ela permite o rápido compartilhamento entre equipes que lidam com a transparência pública e, desta forma, torna possível multiplicar resultados e boas práticas".

Outra ação indicada é trabalho do Fiquem Sabendo (www.fiquemsabendo.com.br), uma agência de dados independente especializada na Lei de Acesso à Informação (LAI). Entre outros produtos, o cidadão pode ter acesso à WikiLai (https://wikilai.fiquemsabendo.com.br/wiki/P%C3%A1gina_principal ), uma plataforma colaborativa onde todos podem aprender mais sobre essa importante lei e sua utilização. Eles também passam muitas informações nas redes sociais (@_fiquemsabendo).

*Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás*