5º Seminário Goiano de Ouvidorias foi destinado aos municípios goianos

A Ouvidorias em Rede - Goiás, que reúne as ouvidorias públicas de diferentes instituições do Estado e dos municípios goianos, bem como algumas federais com regionais no Estado, realizou, na última terça-feira, 28/9, o 5º Seminário Goiano de Ouvidorias, com o tema A Ouvidoria Pública no Contexto Municipal.

Segundo o coordenador da Rede, Danilo Carvalho, ouvidor-geral do Estado, o intuito foi despertar nas prefeituras e instituições municipais goianas a importância desse canal de interlocução com o cidadão e assim promover a sua estruturação. “Precisamos sair da capital e ouvir o usuário que mora no interior do nosso enorme Estado”, afirmou.

Foram debatidos os desafios de uma ouvidoria pública, a obtenção de informações estratégicas contidas nos bancos de dados, para uma gestão púbica mais efetiva, e anunciou-se o Programa de Compliance Público Municipal, que será lançado pelo Governo de Goiás e pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), visando munir as prefeituras com ferramentas e capacitação para um melhor controle da gestão e a consequente melhoria no alcance dos resultados.

O seminário, ocorrido de forma virtual no canal da CGE (youtube.com/cgegoias), recebeu 565 inscrições e, ao fim do evento, já contava com mais de 800 visualizações, e cerca de 1.300 pessoas tinham assistido após 24 horas. Um terço dos municípios goianos registrou participação, apesar da inscrição de vários outros estados e municípios. “Havia pelo menos 25 códigos DDDs diferentes, nas inscrições”, afirmou Danilo Carvalho.