Rede de Ouvidorias de Goiás realiza seminário e quer impulsionar ouvidorias nos municípios

O 5º Seminário Goiano de Ouvidorias Públicas será realizado de forma virtual dia 28/09, às 14h, pelo canal da Controladoria-Geral do Estado (CGE) no youtube, onde serão compartilhadas boas práticas e benefícios das ouvidorias públicas. Trabalho busca incentivar estruturação de ouvidorias em municípios goianos

A Ouvidorias em Rede-Goiás, composta por órgãos e entidades públicas da esfera estadual, federal e municipais sediadas no Estado, promove o 5º Seminário Goiano de Ouvidorias Públicas, com o tema A Ouvidoria Pública no Contexto Municipal. O seminário será na próxima terça-feira (28/09), a partir das 14h, com transmissão pelo YouTube, no canal da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) (youtube.com/cgegoias). As inscrições devem ser realizadas no site www.controladoria.go.gov.br/seminarioouvidoria5/, onde também estão dispostos a programação e os currículos dos palestrantes.

O objetivo dessa quinta edição do seminário é, além de compartilhar boas práticas das ouvidorias públicas, buscar novos participantes para a rede no Estado, demonstrando os benefícios da participação dos usuários de serviços públicos na gestão e na formação de políticas públicas efetivas, de forma a incentivar as prefeituras goianas à estruturação de suas ouvidorias.

O seminário terá três momentos. No primeiro, a palestrante Maria Inês Fornazaro, presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) e que foi Ouvidora-Geral do Município de São Paulo, discute os “Desafios da Ouvidoria Pública”, tendo como mediadora Anna Julia Brito, da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Goiás.

O segundo momento do seminário tratará do Programa de Compliance Público Municipal, que será lançado pelo Governo de Goiás, com apresentação pelo controlador-geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller, e mediação de Fabrício Motta, conselheiro e ouvidor do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM).

A apresentação final abordará o tema “Ouvidoria, uma Instância de Gestão Estratégica", com a ouvidora do Sistema Único de Saúde (SUS), Danielle Ventura, e mediação do ouvidor-geral do Estado de Goiás e coordenador do Ouvidorias em Rede-Goiás, Danilo Carvalho.

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás