Evento celebra formatura dos Embaixadores da Cidadania – Edição 2021

O governo de Goiás realiza nesta quarta-feira, 11/8, às 19 horas, por meio da plataforma Zoom, a formatura da edição 2021 do projeto Embaixadores da Cidadania. Coordenado e executado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), esta edição do projeto contou com a participação de cidadãos de 105 municípios goianos, 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e ainda de países de língua portuguesa como Cabo Verde, Timor Leste, Angola e Guiné Bissau.

A abertura contará com a presença do controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, e do subcontrolador de Governo Aberto e Participação Cidadã, Diego Ramalho Freitas. Participa também o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil. Entre os parceiros, a formatura contará com a presença do professor da Universidade de Cabo Verde, João Paulo Madeira.

Após a abertura, a gerente de Controle Social da CGE, Marjorie Lynn, abordará os eventos realizados ao longo da edição 2021 do Embaixadores, bem como os resultados alcançados. Serão ainda divulgadas as “top turmas”, ou seja, a três turmas com maior participação nas atividades semanais e, por fim, a premiação dos dez melhores projetos de desafio social apresentados, que dividirão uma premiação de R$ 5 mil, patrocinada pelo Sindicato dos Gestores Governamentais do Estado de Goiás (SindGestor).

Números

Além de 500 vagas destinadas aos goianos, outras 100 vagas foram abertas para moradores dos demais estados do Brasil e, como novidade, participantes de outros países de língua portuguesa. Ao longo do desenvolvimento das etapas do projeto, foram realizados seis encontros, que totalizaram 1992 participações em aulas, rodas de conversa, oficinas preparatórias e esclarecimento de dúvidas, especialmente quanto à formulação do desafio de impacto social.

Conseguiram chegar à fase final do projeto, com a apresentação dos desafios, 160 participantes, sendo 17 deles internacionais (Cabo Verde e Timor Leste). A proposta do projeto é capacitar pessoas em temas referentes à cidadania e à participação cidadã. Os projetos apresentados trataram dos seguintes temas: cidadania (62); participação social (61); valores éticos (19); combate à corrupção (13) e educação fiscal (5).

Além da capacitação formal por cursos de educação a distância (EAD), o Embaixadores da Cidadania também tem o objetivo de aproximar o cidadão de sua comunidade e dos espaços de tomada de decisão. Isso é feito por meio do fomento de ações práticas de cidadania que possibilitem aos participantes assumir uma postura de protagonismo na sociedade, com a criação de projetos sociais inovadores que pretendam resolver um problema público de forma compartilhada com a comunidade, governo e demais atores possivelmente envolvidos.

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás