Novo código de ética dos servidores será tema de live nesta terça-feira

A Secretaria da Economia, por meio da Assessoria de Controle Interno e da Corregedoria Fiscal, realiza nesta terça-feira (18), às 10h, live (youtube.com/economiagoias) sobre o Novo Código de Ética e Conduta Profissional do Servidor e da Alta Administração. O convidado para debater o tema é o Secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), Henrique Ziller, pasta responsável pela elaboração do novo Código. O bate papo será dirigido pela chefe da Corregedoria Fiscal da Secretaria da Economia, Lilian Fagundes. 

O novo código de ética, de acordo com Reneilton Abreu, gerente da Assessoria de Controle Interno da Secretaria da Economia, conecta três eixos importantes do Programa de Compliance Público: Ética, Gestão de Riscos e Responsabilização. “O código de ética é uma ferramenta essencial, que ampara o servidor na tomada de decisão. Isso se conecta diretamente com a gestão de riscos, que busca atuar de forma preventiva por meio do aperfeiçoamento dos controles administrativos, ocasionando redução de responsabilizações, objetivo perseguido pela corregedoria", assinalou Reneilton.

Lançado em abril de 2021 pelo Governo de Goiás, o novo Código de Ética e Conduta Profissional do Servidor e da Alta Administração do Poder Executivo Estadual foi elaborado sob coordenação da Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria-Geral da Governadoria (SGG). O trabalho se baseou em consulta pública on-line aos cidadãos, sobre o que eles esperam do servidor público. Essa pesquisa resultou na reunião de 102 qualidades desejadas e 74 indesejadas, além de 50 comportamentos esperados e outros 65 a serem evitados.

Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria da Economia – Governo de Goiás