CGE promove webinar sobre transparência e ouvidoria

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) promoveu na terça-feira, 9, o webinar “Cidadão e Governo: vamos conversar sobre transparência?”, aberto à população e destinado aos participantes do projeto Agentes da Cidadania. Promovido pela Subcontroladoria de Governo Aberto e Participação Cidadã da CGE, o evento contou com a participação maciça dos participantes do projeto e de vários interessados no tema ouvidoria.

O seminário virtual foi transmitido pelo canal da CGE no YouTube (youtube.com/cgegoias), com mediação da gerente de Controle Social, Marjorie Lynn e participação dos servidores Alessandra Lessa, analista de Comunicação e responsável por coordenar projetos na área de Ouvidoria na CGE Goiás, e Calebe Cerqueira, gestor de Políticas Públicas e gerente de Disseminação de Dados Públicos da Controladoria.

O seminário discutiu sobre os usos possíveis dos canais de Ouvidoria e os impactos que essas ferramentas de transparência podem gerar para o cidadão em seu cotidiano. Partindo da premissa constitucional da prestação de informações para a população, prevista na Constituição de 1988, os participantes discutiram a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Acesso à Informação, além de outras legislações pertinentes.

Durante mais de uma hora, os palestrantes discutiram sobre as demandas e as dificuldades das ouvidorias e os canais de transparência do governo e de empresas, bem como levantaram as dificuldades dos órgãos e dos cidadãos nessa área. Também foi discutida a necessidade de educação cidadã continuada para que a população aprenda a procurar as ouvidorias, além de relatos pessoais de como usar as ouvidorias de vários órgãos para resolver problemas, passando ainda pelas respostas às dúvidas da audiência do seminário.

A íntegra do webinar está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=izzKb6Zg4rs.

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás